Dicas de Cores

A pintura da casa vai muito além do acabamento. Ela retrata muitas vezes a personalidade dos seus moradores e também ativa a decoração peculiar de cada ambiente. A FranPaint® elaborou dicas sobre o uso de alguns tons.

Clique abaixo e faça o download das Cartelas e Paletas FranPaint e Pop Color:

sobre

AZUL

Ideal para ambientes formais como escritórios, quartos e salas. Significa tranquilidade, serenidade e harmonia. Tons mais claros trazem uma sensação de amplitude e estimulam a criatividade.

BRANCO

Oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor e proporciona uma sensação de maior espaço e clareza.  Em excesso pode dar impressão de frieza, vazio e impessoalidade. É a cor da luz. Proporciona uma clareza total.

LARANJA

Utilizada em cozinhas, salas de jantar e de visitas. Provoca estímulos de apetite e favorece os diálogos. O laranja  é a cor da energia, vitalidade e euforia.  Um ambiente com a cor laranja pode provocar o estímulos do apetite e propensão para os diálogos, porém é bom não cometer excessos.

ROSA

É a cor das emoções, do romantismo, da ternura e está associada ao feminino. Aos tons mais claros são atribuídas conotações ligadas ao amor e ao romantismo. Os tons mais escuros estão associados à sensualidade e à sedução feminina.

AMARELO

Indicado para uso em escritórios e salas de estudo, pois proporciona atenção e concentração. A cor está associada à descontração, otimismo, alegria, prosperidade e felicidade.

MARROM

É uma cor associada à natureza, pois remete a terra e a madeira. Indicada para ambientes sofisticados. Transmite calma, conforto e qualidade.

ROXO

Indicado para algum local de meditação, pois transmite sensação de introspecção. Está ligado ao místico, a magia, mistério e espiritualidade.

VERMELHO

Significa paixão, energia e excitação. Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo. Atribui requinte quando usado em banheiros.

PRETO

Significa elegância, dignidade, luxo e sofisticação. Quando associada a uma empresa ou marca, indica nobreza e transmite uma sensação de seriedade.

VERDE

O Verde é a cor que representa a natureza. Ele simboliza o crescimento, a harmonia, o frescor, a fertilidade e tem forte correspondência emocional com segurança. O Verde tem grande poder de cura, além de sugerir estabilidade e resistência.